"A Revolução Burguesa Foi Bem mais Importante Que A Revolução Russa" 2

“A Revolução Burguesa Foi Bem mais Importante Que A Revolução Russa”

“o Meu pai era editor. Editor de Cursos. Fez um enorme trabalho nos anos 60 e 70. Eu estava, dessa maneira, nos Estados unidos. Mandava algumas recomendações de livros. Foi Javier Santillán, o editor de Ghadeer, o que pra tua coleção de ensaio recomendou que eu escrevesse esse livro. Eu havia escrito a outra, que se publicou em Taurus e que tinha como título “A revolução do século XX”.

Mas Javier me sugeriu que escrevesse sobre toda a história contemporânea, e fiz esse, que imediatamente tem diversas edições. O que foi que o levou aos EUA, e em que proporção isto mudou na hora de aconselhar e pela hora de pensar o universo? Completamente. Eu heredé a vocação universitária de meu pai.

Ou de meus pais, pelo motivo de os dois eram universitários. José Maria Naharro Mora. Era um professor ótima, explicava a economia maravilhosamente bem, e me deixou deslumbrado. Eu não gostava de o certo e este senhor nos apresentava a economia que era uma teoria econômica, sem nenhum pedantismo, com uma linguagem muito acessível, e me argumentou: “Em conclusão, encontro uma coisa que é ciência social”.

Porque o justo é todo casuística e tal. Me aficioné à economia. Influía também que isso acontecia ao longo da ditadura franquista, e eu era muito antidictatorial, era bastante marxista. Coisa que eu ainda sou. Embora eu sou mais marxiano que marxista. Sim, delimita super bem o que quota salva e que fração não salva de Marx.

  1. Dois Termo 2.Um Confusão entre os termos “feed” e “RSS”
  2. Selecionar o tema e os autores que mais lhe interessam
  3. Um documento compartilhado com um micro computador
  4. Monitoramento da concorrência
  5. quatro Os gêneros retóricos
  6. Envolver na sua elaboração, os executivos que venham a participar em sua aplicação

O pior de Marx vem sendo a igreja marxista, mas teve uma cota bacana. Eu que admiro é a dos social-democratas, de certo jeito, Engels. Engels se distanciou um tanto do tremendo dogmatismo de Marx. Marx também era ambíguo. Mas, em troca, várias vezes, os fabianos ingleses, esses reformulou o raciocínio de Marx e acho que, no fim, foram os que tiveram a verdadeira razão. E, de forma especial, não têm as mãos manchadas de sangue. Exato. É uma revolução pacífica.

Não tenho dúvida que vivemos numa comunidade social-democrata. Os conservadores e social-democratas. Todos nós somos social-democratas. E os partidos políticos devem competir pela disputa, valha a redundância, com que se administra a comunidade social-democrata, que de instante é indestrutível. Eu a todo o momento digo. Os conservadores extremos, como meu amigo Pedro Schwartz, ou Carlos Rodríguez Braun, dizem que teria que desmontar o Estado de bem-estar.

Muitos de esquerda dizem que irão fazer, o que estão fazendo. Não é possível. Porque se você tentar fazer se perdem as eleições. A social-democracia está arraigada nos ossos de todos os cidadãos, essencialmente da Europa, contudo aproximadamente de todos os países, e acho que isto não tem mais volta.

meus colegas De faculdade, meu real colega foi Ignacio Sotelo. É um tipo inteligentísimo, porém segurando os mitos esquerdistas lhe foi afundado intelectualmente. Se interessou em fazer o que não servia. Eu tenho considerado a todo o momento o seu companheiro junior, eu aprendesse com ele, nem ele de mim, e acho que no desfecho eu tive mais causa do que ele.

Lhe dizia: “Ei, capitalismo, goste ou não goste, por causa de não há possibilidade. É o capitalismo social-democrata”. Houve uma espécie de aculturação das duas coisas. Lembro-Me que, há insuficiente, descrevendo por telefone, me acabou reconhecendo que o capitalismo não há que o mova. Mas lhe custou muito voltar a essa conclusão, e intelectualmente lhe foi afundado. Eu a todo o momento digo: não há nada pior do que a ideologia.

O público é incapaz de enxergar o que tem pela frente do nariz visto que tem uma preconcepción, monta essa preconcepción e tudo o que não casa com ela, ou não existe, ou há que acabar com ela. Lhes parece um disparate, a renunciar a um serviço seguro e bem pago. Lhes pareceu um disparate.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima