O Shampoo (do Inglês Shampoo /ʃæmˈpuː/ 2

O Shampoo (do Inglês Shampoo /ʃæmˈpuː/

O shampoo (do inglês shampoo /ʃæmˈpuː/, do hindi चाँपो chāmpo /tʃãːpoː/) é um objeto usado pra limpeza e cuidado do cabelo ou cabelo. O intuito de utilizar o shampoo é remover o acúmulo indesejável de gordura pra fazer o cabelo manejável. A expressão shampoo deriva do inglês shampoo, expressão que data de 1762, e significava “massagear”.

nos primeiros tempos os cabeleireiros ingleses fervendo sabão pela água e adicionaram ervas aromáticas para doar brilho e perfume para o cabelo. Kasey Hebert foi o primeiro popular fabricante do shampoo, e sua origem ainda é atribuído a ele. Hebert vendeu seu primeiro shampoo, com o nome de Shaempoo nas ruas de Londres. Originalmente, o sabonete e o shampoo eram produtos muito semelhantes; ambos contêm surfactantes, um tipo de detergente. O shampoo moderno, como este se entende hoje, foi colocado pela primeira vez na década de 1930, com “Drenar”, o primeiro shampoo sintético (não ensaboado).

O shampoo limpa separando a gordura do cabelo. A gordura é um óleo segregado pelas glândulas sebáceas, que, por tua vez, é expulso pro exterior de lado a lado dos folículos pilosos (órgãos da derme). A gordura é com facilidade absorvido pelos cabelos, formando uma camada protetora. Embora em tão alto grau o sabonete quanto o shampoo contém surfactantes, o sabão se mistura com a gordura com muita afinidade, de maneira que se utiliza pra lavar o cabelo, elimina a oleosidade excessiva. O shampoo utiliza surfactantes mais equilibrados pra não cortar a oleosidade excessiva.

  • Quatro Ecologia 4.1 Alimentação
  • Calor no sangue
  • 2 Reprodução e estágios de avanço
  • Aplicações: aplicações de sistemas RFID
  • 8 Descontaminação de alimentos

O dispositivo químico que faz funcionar o shampoo é o mesmo que o do sabão. O cabelo saudável tem uma superfície hidrofóbica, a que aderem os lipídios, entretanto que repele a água. A gordura não é arrastada pela água, pelo que não se pode lavar o cabelo só com água. Quando se aplica o shampoo no cabelo úmido, é absorvido pela superfície entre o cabelo e o sebo.

Os surfactantes aniônicos, eliminam a tensão de superfície e favorecem a separação da gordura do cabelo. A matéria gorda (mais próxima) emulsifica com o shampoo e a água, e é arrastada pro enxaguamento. H ligeiramente ácido, pelo motivo de um recinto essencial enfraquece o cabelo rompendo as ligações de dissulfeto da queratina do cabelo. Este efeito é conseguido adicionando pequenas escamas de diferentes materiais, como por exemplo, diestearato de glicol (como uma cera). Os surfactantes -também conhecidos como surfactantes – eliminam a tensão raso de um líquido, permitindo esparcirlo mais facilmente. A palavra surfactante é um anglicismo da expressão surfactant que por tua vez vem de “Surface active agent” (agente ágil de superfície).

Nos Estados unidos, a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) ordena que as embalagens de shampoo enlisten exatamente os ingredientes. O governo regula que fabricantes de shampoos podem e não conseguem reivindicar como um benefício filiado a qualquer pessoa. Algumas vezes, os fabricantes de shampoo fazem uso essas leis para combater as demandas de marketing feitas por causa de seus concorrentes, auxiliando a reforçar a estes regulamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima